data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O casaco e o guarda-chuva, que estavam guardados há dias, foram essenciais na tarde desta terça em Santa Maria
A terça-feira teve temperatura para todos os gostos, literalmente! Com a máxima de 27ºC registrada durante a madrugada em Santa Maria, os termômetros foram despencando em todo o Estado ao longo do dia. Na região, durante esta tarde, teve registro da menor temperatura e até mesmo chuva congelada.
Estado propõe retomada de aulas presenciais ainda neste mês
De acordo com o portal BaroClima, por volta das 15h fez 5,7ºC em Caçapava do Sul - a temperatura mais baixa de todo o Rio Grande do Sul. No mesmo horário, fazia cerca de 10ºC em Santa Maria. Pouco depois, por volta das 16h, teve registro de chuva congelada.
O mesmo fenômeno foi registrado por volta das 15h em Rosário do Sul. Aauxiliar de contabilidade Marnéri de Oliveira Fagundes conta que ficou surpresa com os "cristais" de chuva congelada no Bairro Monte.
_ No momento, notei um barulhinho diferente. Foi muito rápido mesmo. E só consegui fotografar porque esse tapete banheiro tinha ficado no pátio, contrastou com o marrom, parecia cristais caindo _ conta Marnéri.
Há alerta para essa condição nas próximas horas também em São Gabriel e Santa Maria, por conta do ar muito frio em altitude, o que favorece o fenômeno. O meteorologista Gustavo Verardo explica que a chuva congelada se caracteriza como uma chuva normal, líquida, mas que ao atravessar uma camada de ar na atmosfera mais fria e entrar em contato com o solo se solidifica.
A chuva, que começou durante a tarde na região, deve continuar até esta quarta-feira e baixar ainda mais as temperaturas. Na quarta, a mínima é de 6ºC e a máxima de 11ºC. Já entre a quinta e sexta, a mínima fica em torno dos 10ºC e máxima ao redor dos 20ºC.
A partir da próxima semana, também há condição de frio mais intenso. No dia 20 de agosto, a previsão indica mínimas de 2ºC a 4ºC e até mesmo chance de geada.